quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Briefing do Projeto

Olá professores,

estamos postando o briefing do projeto agora. Algumas perguntas não compreendemos então preferimos deixá-las em branco para pedir explicações posteriores ou decidir melhor as respostas.

1- Sobre o projeto

Nome do Projeto: Sabores Brasileiros Saudáveis

Prazo para entrega: 11 de dezembro

Descrição do projeto: desenvolvimento de embalagens para uma linha de produtos alimentícios light, diet e integral

Background: produtos verdadeiramente saudáveis que chamam a atenção do consumidor por meio de embalagens atraentes combinados aos sabores brasileiros.

Qual o objetivo primário e secundário do projeto?
O objetivo primário é atrair novos consumidores de produtos diet, light ou integral. O secundário é atingir pessoas que já consomem produtos deste tipo.

Qual a imagem que a empresa ou marca quer passar para o público?
A imagem que se quer passar é a de uma empresa que produz produtos saudáveis, inovadora e moderna, que sempre busca atrair novos clientes, atendendo às necessidades destes.

Qual o foco da mensagem da campanha ou da marca?
O foco da mensagem é transmitir que o produto é natural/integral desde a sua origem.

Qual o posicionamento da empresa em relação aos produtos e ao mercado?
O foco da mensagem é transmitir que o produto é natural/integral desde a sua origem.

Palavras chaves?
"Sabor", "Brasileiro" e "Saudável".

Preço médio do produto:
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2 - Público

Qual o público alvo mais especificamente?( sexo, faixa etária, esciolaridade, nível de renda, ocupação, hobbies)
O público alvo são pessoas das classes B e C, de todas as idades, pois visamos atingir a família toda, contudo dando um especial foco à mulher, que é quem, na maioria das vezes, é quem vai às compras. O público também aprecia doces, mas também quer manter-se em forma, todavia não encontra opções, ao mesmo tempo, saudáveis e apetitosas. Como exemplo da mídia, temos os personagens d'A Grande Família, da Rede Globo.

Diferenças regionais, culturais, hábitos de consumo.
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Liste outras marcas que este público consome?
Sollys, Vita Light, Ades, Del Valle, Minute Maid, Bauducco, Kellogg's, Clight. São produtos que a família inteira consome.

De que mais esse público gosta ou não gosta?
O público prefere produtos que são chamativos por causa da embalagem, como aquelas que possuem brilho, cores fortes e imagens que agucem seus sentidos. Não gosta de produtos que tem excesso de informação e de produtos que não possuem um sabor agradável.
Sobre hábitos, gostam de reunir-se em família para almoçar num fim de semana, organizar festas e outras coisas que sejam entre a própria família.

Delimitação geográfica.
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Qual marcas vc associa a este público alvo?
Gatorade, Barrinhas Bauducco, Barras de Ceral União, sucos Mid, Clight, Ades.

Quais são as marcas que ele deseja consumir? Objetos de desejo?
Queijo Minas Frescatino, produtos da linha Vita Light da Sadia, ir a restaurantes refinados, como BabyBeef/Figueira Rubaiyat, Fasano, Massimo, Fogo de Chão.

Perfil de atividades da rotina do consumidor?
Pessoas que tem um dia agitado, família e vida social intensa. Reúne-se em família com frequência, organizando churrascos, almoços em família, viagens.

O que pode interferir na mensagem da campanha... (O público tem algum tipo de preconceito específico)?
O público não gosta de produtos diet/light/integrais que são amargos e que geram insatisfação quando são comido, como por exemplo, gelatinas, barras de cereais, adoçantes.

Quais são as referências gráficas para a criação da marca.... (peça para o cliente, alguns exemplos de marcas que ele ache interessante, e compare como o que vc acha que o público alvo dele gosta)
Linha de alimentos da Bauducco, União, Mãe Terra, Taeq e diversas outras marcas de doces e/ou produtos saudáveis.

3- Mercado

Quais são os concorrentes diretos e indiretos da empresa?
Diretos: Mãe Terra, Qualitá, Taeq
Indiretos: Kellogg's, Bauducco, Polenghi

Existe alguma tendência?
Há marcas que copiam as embalagens dos produtos mais vendidos, como por exemplo a marca Jurema, que copiou cores e formas da Taeq.

Existe algum produto tradicional no segmento pesquisado?
Linha Molico da Nestlé, Qualitá, Clight.

Existe algum inovador? Quem é o segundo colocado? Quem é a marca top of mind do segmento?
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Onde o cliente encontra o produto? Como é normalmente o recinto?
O cliente encontrará o produto em mercados populares, tais como os da rede Lopes, Japão, etc. São mercados populares, menores do que os grandes hipermercados, onde são encontradas marcas menos conhecidas e mais baratas, além das marcas tradicionais. Como são menores, há uma maior concentração de pessoas, tornando-os um pouco congestionados em dias de pagamento, finais de semana e feriados.

Alguma referência de outro segmento que se destaque?
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Como pode-se mensurar o resultado da marca? (Entrevistas, comparação com concorrentes?)
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Grupo focal, indices de venda, estatisticas de mercado.
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4- Ferramentas de Comunicação

Quais são os canais de comunicação: (impressa, digital, etc)
TVs, banners físicos e para internet.

Existe alguma melhor época para o lançamento? (estratégia sazonal: ex: dia das mães, natal, etc).
Férias, tanto de inverno como de verão, onde as pessoas se tornam mais suscetíveis ao ganho de peso e um maior consumo de doces.

Quais peças darão suporte à veiculação da marca?
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Meios de comunicação alternativos, virais?
Vinhetas de rádio e réguas de gôndola.

Alguma ação de brand experience?
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5- Outros

Alguma restrição (custos, prazos, etc).
Deve-se finalizar o conceito da marca até dia 9 de outubro e entregar o projeto pronto no dia 11 de dezembro.

Alguma outra informação que ache interessante fornecer ou complementar?
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Em função dos custos, definir o que se quer em relação aos materiais e acabamentos do projeto.
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Coleta de opinião especializada.
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Definir tipo de linguagem para a comunicação: formal, coloquial, informal, séria, descontraída, etc., em função do recorte de público?
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Plano B?
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5 comentários:

  1. o que vc chama de atraente... exemplifique... o que o público acha atraente.!!!?

    não esqueçam de falar sobre uma empresa que valoriza o sabor brasileiro assim como o consumidor!!!



    Qual o foco da mensagem da campanha ou da marca?
    O foco da mensagem é transmitir que o produto é natural/integral desde a sua origem.

    Qual o posicionamento da empresa em relação aos produtos e ao mercado? isso que vcs colocaram acima é um diferencial em relação aos concorrentes???? então pode ser o tal do posicionamento


    quanto ao público... vcs afirmaram várias coisas... mas... de onde tiramam ainformação... vcs conhecem alguem que é assim... ?



    vs citaram os produtos que os clientes consomem...mass. o que tem em comun entre esses produtos... descreva melhor

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  2. objetos de desejo é umapegunta fundamental!!!!!! o que ele quer consumir... mas não pode por algum motivo!!!!!!????

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  3. Onde o cliente encontra o produto? Como é normalmente o recinto?
    O cliente encontrará o produto em mercados populares, tais como os da rede Lopes, Japão, etc.

    tá mas como é o lopes e o japão... é cheio é vazio... e rganizado... é poluido visualmetne... é grande é apertado....??/

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  4. LEGALL ISSO AJUDA MUITO..

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